
No próximo dia 10 de outubro, a capital paraense celebrará uma das principais manifestações culturais do Brasil e do mundo. Realizado há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré reúne anualmente mais de dois milhões de devotos de Nossa Senhora de Nazaré, de acordo com a Arquidiocese de Belém.
Para dar as boas-vindas ao Círio, o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro irá recepcionar, na próxima terça-feira (5/10), os ageiros. A chuva de bênçãos nas aeronaves será uma homenagem conduzida pelos bombeiros militares que atuam no aeroporto. Serão 3 batismos de aeronaves com jatos d’água. A ação vai ocorrer entre 11h e 12h e contemplará os voos 2004, da Azul, 3358, da Latam e 1896, da Gol.
Para criar um cenário festivo, os visitantes, após o desembarque, poderão contemplar peças decorativas alusivas ao Círio, além de uma roda gigante de quatro metros de diâmetro, todas confeccionadas com miriti, produto tropical da região extraído do buritizeiro. As ações em Val-de-Cans são frutos de parceria entre a Infraero e a Secretaria de Turismo do Pará (Setur).
Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o terminal não será palco da tradicional romaria. O superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues, lembra da importância do Círio para a cidade e para todo o Brasil.
“Adotamos protocolos rígidos para garantir a segurança de todos os ageiros e dos profissionais que aqui trabalham e compõem nossa comunidade aeroportuária nesse momento de pandemia. Para evitar aglomerações, não faremos os tradicionais festejos na área do aeroporto”, disse.
Expectativa de movimentação
Entre os dias 3 e 16 de outubro, devem ar pelo aeroporto paraense cerca de 126.763 mil ageiros, entre embarques e desembarques. No período, devem ocorrer 910 operações, entre pousos e decolagens. No mesmo evento do ano ado, foram contabilizados 91.303 mil ageiros e 775 operações. Em 2019, antes da pandemia, foram contabilizados 139.459 mil ageiros e 1.107 operações.
Informações da Infraero