
A Honeywell informa que foi selecionada pela Deutsche Aircraft, uma fabricante alemã de aeronaves, para fornecer seu sistema de rádio de alta frequência (HF) Primus HF-1050 para o recém-lançado turboélice D328eco com 40 assentos.
De acordo com a Honeywell, o HF-1050 é projetado para oferecer comunicações de voz globais, aproveitando suas características únicas para melhorar a confiabilidade e o desempenho para operadores em todo o mundo. A seleção do HF-1050 apoia o alinhamento do portfólio da Honeywell a três megatendências interessantes: automação, o futuro da aviação e transição energética.
Como um sistema de alta frequência, o HF-1050 permite comunicação contínua em vastas distâncias, com tecnologia integrada que reduz o ruído de fundo, garantindo transmissões mais claras entre pilotos e controladores de tráfego aéreo.
“Estamos encantados em continuar nossa parceria com a Deutsche Aircraft e apoiar o programa D328eco,” disse Flavio Michio Osanai, Vice-Presidente de Vendas de Aviação Comercial e Geral EMEAI na Honeywell Aerospace Technologies. “A escolha do HF-1050 pela Deutsche Aircraft reforça nosso compromisso com o futuro da aviação e sublinha nosso foco em fornecer soluções de aviônicos confiáveis e inovadoras que atendam às necessidades em evolução de nossos clientes e seus ageiros.”
Os aviônicos da Honeywell já são amplamente utilizados em aeronaves D328 em serviço, como o Dornier 328-100 e o Dornier 328-300. A seleção do HF-1050 se baseia no relacionamento de longa data da Honeywell com a Deutsche Aircraft e destaca seu contínuo apoio à frota Dornier, ressalta a fabricante.
“Estamos satisfeitos em fazer parceria com a Honeywell para trazer essa tecnologia de comunicação comprovada para o D328eco,” disse Patricia Ferrari, Vice-Presidente de Cadeia de Suprimentos na Deutsche Aircraft. “O sistema HF-1050 oferecerá aos operadores uma aeronave modernizada equipada com capacidades de comunicação de longo alcance confiáveis, que contribuirão para voos mais eficientes em todo o mundo.”
A Deutsche Aircraft planeja fabricar até 48 aeronaves D328eco por ano em sua linha de montagem final de última geração no Aeroporto de Leipzig/Halle. O D328eco visa revolucionar a aviação regional com uma plataforma ecologicamente correta e economicamente eficiente. Com suas tecnologias avançadas e design sustentável, o D328eco oferece aos operadores maior eficiência de combustível e emissões reduzidas, contribuindo para um futuro mais verde para a indústria da aviação.
A fuselagem dianteira da aeronave turboélice, projetada para usos civis e militares, será fabricada no Brasil, na unidade da Akaer, em São José dos Campos (SP). Segundo Cesar Silva, CEO da empresa brasileira, a montagem da linha de produção do D328eco será iniciada no primeiro semestre de 2025. A data foi confirmada durante visita de executivos da Deutsche Aircraft para alinhar as próximas etapas do projeto.
Com informações da Honeywell e da Akaer