
A companhia aérea australiana Qantas anunciou na sexta-feira a modernização de suas diretrizes de “estilo e aparência” para seus tripulantes, incluindo comissários de voo e pilotos. Trata-se da primeira alteração nas regras adotadas pela companhia desde 2013. A medida surgiu como resposta ao dos funcionários, que foram ouvidos com relação ao que eles desejam para tornar o uso do uniforme mais confortável e prático.
Com as novas regras, os funcionários da Qantas e da companhia aérea de baixo custo Jetstar terão direito a usar sapatos sem salto, cabelos longos e amarrados em rabo de cavalo ou laço, brincos de diamante, óculos com armação transparente, além de joias e relógios.
De acordo com o comunicado da companhia, a modernização das regras visa promover a inclusão, além de oferecer conforto aos funcionários, independentemente do gênero.
“Estamos orgulhosos de nossa diversidade e, além de atualizar nossas diretrizes, estamos permitindo que o uso do uniforme seja algo mais agradável para todos”, disse um porta-voz da Qantas.
A companhia aérea também mudou as combinações para substituir os conjuntos de uniformes masculino e feminino. Além disso, retirou a proibição ao uso de maquiagens em alguns casos e o escondimento das tatuagens. Várias outras companhias aéreas ao redor do mundo introduziram mudanças semelhantes para acomodar seus funcionários.
A ação segue uma tendência observada mundo afora em várias empresas aéreas, que visam ter menos restrições quanto ao uniforme de tripulação.