Início Aviação Militar

A bordo do C-105 Amazonas, veja como foi o Media Flight da CRUZEX 2024, com 11 aeronaves em formação 2l5746

De cima para baixo: A-29 Super Tucano, AT-27, KT-1P e IA 63 – PAMPA

Após o início do exercício CRUZEX no último domingo (3/11), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu continuidade às atividades na Base Aérea de Natal (BANT). Nesta segunda-feira (4), foi realizado o Media Day, evento destinado à imprensa, que incluiu uma coletiva com representantes dos países participantes e o Media Flight, oportunidade especial para que profissionais de comunicação registrassem formações aéreas com aeronaves envolvidas no exercício. 4t231u

As atividades do Media Day começaram logo pela manhã, com o credenciamento e a organização dos profissionais de imprensa, incluindo jornalistas e spotters previamente cadastrados, que puderam ar a área operacional da base aérea para realizar seus registros.

Para o voo, os participantes foram divididos em dois grupos. Um grupo embarcaria em um C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAv), Esquadrão Arara, responsável por captar imagens das aeronaves A-29 Super Tucano, AT-27, KT-1P e IA-63 Pampa.

O outro grupo seguiria a bordo do KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, para registrar os caças A-4, F-16, F-15, F-39 Gripen, A-1 AMX e F-5M.

Para garantir a segurança de voo e dos profissionais e a qualidade dos registros, militares da FAB realizaram dois briefings com orientações detalhadas sobre as regras e condições específicas para a captação de imagens.

Suboficial Johnson Barros 

Além disso, um treinamento prático foi realizado antes do embarque, para familiarizar os profissionais com os procedimentos de segurança, uma vez que, durante o voo, a comunicação verbal é limitada devido ao ruído alto gerado pela rampa aberta das aeronaves.

Após as instruções, a imprensa foi conduzida às aeronaves e equipada com os órios necessários para realizar as fotografias na rampa do C-105 e do KC-390 com total segurança. Por volta das 14h, as aeronaves decolaram, iniciando a sessão fotográfica em pleno voo, que teve duração aproximada de duas horas sobre o litoral natalense, incluindo pontos característicos da cidade, como a Ponte Newton Navarro e a praia de Ponta Negra.

O AEROIN esteve a bordo do C-105 Amazonas e registrou diversas imagens das aeronaves participantes. As fotos, que podem ser vistas abaixo, capturadas durante o voo, ilustram a magnitude da CRUZEX 2024, que reúne forças aéreas de diferentes países em um dos mais importantes exercícios de defesa da América Latina.

A equipe do AEROIN expressa seu agradecimento à FAB pela oportunidade de participar do Media Day e do Media Flight, que permitiu o registro das atividades da CRUZEX 2024. A organização e o profissionalismo da FAB, desde os briefings de segurança até o e durante o voo, foram essenciais para o sucesso do trabalho jornalístico realizado por nossa equipe e pelos demais colegas da imprensa.

O AEROIN está presente no exercício na Base Aérea de Natal, trazendo informações e imagens aos leitores. Para conferir todas as notícias sobre a CRUZEX 2024, clique aqui.

Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.