
A Qatar Airways está “atacando “alfinetando” a nova companhia aérea saudita Riyadh Air em sua mais recente campanha publicitária, acusando a empresa de ser uma “copia” em um tom que é ao mesmo tempo sutil e direto. Este é o primeiro de uma série de anúncios que devem seguir nesta linha. 3j1n47
No anúncio de 30 segundos, um homem de gravata roxa é visto em uma coletiva de imprensa, proclamando: “Estamos revolucionando a indústria, investindo no futuro das viagens, inovando, introduzindo tecnologia de ponta, fazendo algo novo…”
Enquanto isso, uma repórter sussurra para outra: “Mas a Qatar Airways já não fez isso?” A voz que se segue afirma: “Há uma razão pela qual fomos escolhidos como os melhores do mundo, repetidamente.”
They say laughter is contagious, well apparently so are our great ideas.
— Qatar Airways (@qatarairways) May 4, 2025
Happy World Laughter Day. More coming soon pic.twitter.com/jyT2xKBd0l
Essa referência é claramente direcionada a Riyadh Air, com o personagem representando o CEO da companhia, Tony Douglas, que anteriormente foi CEO da Etihad.
A gravata roxa utilizada no anúncio é a cor da Riyadh Air, mas, se quisesse ser mais fiel à aparência de Douglas, o personagem deveria ter optado por um traje mais colorido. Os pontos discutidos no anúncio refletem amplamente as declarações de Douglas sobre a inovação e a tecnologia avançada da Riyadh Air.
Essa ação da Qatar Airways é uma das mais diretas em relação à Riyadh Air, mas não é a primeira vez que a companhia faz “ataques” sutis. Por exemplo, no mesmo dia em que a Riyadh Air revelou suas novas cabines do Boeing 787, a Qatar Airways fez postagens nas redes sociais sobre sua classe executiva, timing que certamente não foi uma coincidência.
A razão pela qual a Qatar Airways se sente ameaçada por Riyadh Air, mais do que por outras companhias como a Emirates, foi claramente exposta por Douglas. Ele destacou que a principal fonte de ageiros da Qatar Airways são os portadores de aporte sauditas, o que ele chamou de “haram” e “totalmente inaceitável”. Dessa forma, a Riyadh Air está determinada a recuperar uma parte significativa do mercado local.
Embora a Emirates também atraia um bom número de ageiros sauditas, Dubai é mais popular como destino de lazer do que Doha, e os sauditas representam apenas o terceiro maior grupo de ageiros da Emirates, segundo Douglas.