
Um incêndio em uma subestação elétrica localizada em Hayes, responsável pelo fornecimento de energia para o Aeroporto de Heathrow, causou um apagão significativo na principal porta de entrada do Reino Unido.
De acordo com um comunicado divulgado pelo aeroporto em sua conta oficial no Twitter, a medida de fechamento por 24 horas foi adotada para garantir a segurança de ageiros e funcionários.
Heathrow permanecerá fechado até as 23h59 do dia 21 de março. Em seu alerta, o aeroporto orientou os viajantes a não se dirigirem à unidade e a entrarem em contato com suas companhias aéreas para obter informações sobre os voos afetados.
UPDATE: New information now suggests the fire in Hayes area of London, UK occurred at the electrical substation; dozens of firefighters on scene battling the fire.
— AZ Intel (@AZ_Intel_) March 21, 2025
pic.twitter.com/wbONn9WfzY
Quando o comunicado foi feito, já próximo da meia-noite no horário de Brasília, havia três voos em andamento do Brasil para Heathrow: o BA246 e o BA248, ambos operados por aeronaves Airbus A350-1000 da British Airways, que partem, respectivamente, de São Paulo e Rio de Janeiro, e o voo LA8084, de Guarulhos para Londres, operado por um Boeing 777-300ER da LATAM.
Essas três aeronaves ainda não haviam sido desviadas no momento da publicação desta reportagem, mas outros voos, como o QF9, operado pela Qantas de Perth, na Austrália, para Heathrow, estavam sendo redirecionados para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Já o voo UA416 da United, que partiu de Newark, estava sendo desviado para Shannon, na Irlanda.
Já o voo BA240, o segundo voo diário da British entre São Paulo e Londres, chegou a ser embarcado, mas não decolou, pois o aviso do Aeroporto de Heathrow foi emitido seis minutos antes do horário programado para a partida do Boeing 787-8, às 23h40 desta quinta-feira, 20 de março.
Os voos que partiriam de Londres para São Paulo e Rio de Janeiro no dia 21 de março estão sendo reprogramados ou cancelados. Assim, é altamente recomendável que ageiros com destino a Londres consultem com frequência o status de seus voos no site da companhia aérea.
🚨 BREAKING: Heathrow Airport says it will be closed all day due to significant power outage caused by a fire at a nearby electrical substation
— Politics UK (@PolitlcsUK) March 21, 2025
“We expect significant disruption over the coming days and engers should not travel to the airport under any circumstances” pic.twitter.com/jeqEqb8BX6
Due to a fire at an electrical substation supplying the airport, Heathrow is experiencing a significant power outage.
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) March 21, 2025
To maintain the safety of our engers and colleagues, Heathrow will be closed until 23h59 on 21 March.
engers are advised not to travel to the airport… pic.twitter.com/7SWNJP8ojd
Você pode acompanhar as chegadas e partidas do Aeroporto de Londres em tempo real na janela abaixo no aplicativo parceiro AirNavRadar: