
A maioria das pessoas jamais chegou perto da cabine de um avião e tampouco experimentou jogos de aviação ou simuladores, mas ainda assim um terço delas acredita que tem habilidades para pilotar uma aeronave e pousá-la, se necessário, caso os pilotos fiquem incapacitados e não consigam mais executar suas tarefas.
Nesse número, os homens são ainda mais confiantes, com quase 50% achando que conseguiriam aterrissar com segurança. A pesquisa foi conduzida pelo Yougov e abrangeu 20.063 adultos dos Estados Unidos, denotando uma grande “auto-confiança” que poderia não condizer com a realidade, uma vez que comandar uma aeronave comercial pesada requer preparação.

Atualmente, as cabines dos aviões hoje contam com dois profissionais e isso faz toda a diferença – e salva vidas – em casos onde um dos tripulantes fica incapacitado como resultado de algum mal súbito, apesar do lobby da indústria aeronáutica para reduzir o número de pilotos a um. São situações incomuns, mas longe de serem raras, com vários casos reportados de pilotos incapacitados reportados todos os anos.
A tarefa de pousar um avião poderia ser desafiadora para um leigo, mesmo em um caso onde alguém no solo estivesse dando instruções. Em geral, as aeronaves mais modernas podem navegar e até pousar no piloto automático, mas configurar a aeronave para tal também requer conhecimento. Sem contar as intempéries climáticas, como ventos e mau tempo.
Sendo assim, a melhor coisa é esperar que nunca seja necessário que um ageiro sem conhecimento assuma o controle do equipamento.