No sábado ado, dia 16 de janeiro, foi realizado na cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a 4ª edição do Spotter Day SDU, que reuniu cerca de 60 spotters. O evento foi organizado pelo grupo Spotters do Brasil e teve apoio da Sete Taxi Aéreo e da Infraero.
A chuva e o frio deram uma trégua na tarde do sábado e permitiu que os fotógrafos realizassem lindas fotos das cerca de 20 operações de pouso e decolagem daquela tarde. Tainã Noschese, um dos organizadores, ressalta que “independente das complicações meteorológicas, estavam todos lá, unidos e como sempre com um sorriso estampado no rosto. Fotografando o que nós todos, em conjunto amamos, os aviões”.
Durante o encontro, brindes da Sete foram sorteados entre os participantes e, ao fim, todos ganharam pelo menos uma lembrança cedida pela empresa de taxi aéreo.
Douglas Araujo, também organizador, destacou a postura dos spotters, cumprindo com todas as normas de segurança do aeroporto e contribuindo para semear um pouco mais da cultura aeronáutica no Brasil. Ele ainda destaca a participação do spotter Filipe Costa Coelho, que presenteou o grupo com itens raros de épocas adas da aviação nacional. “Levou um brilho que eu nunca tinha visto aos olhos de cada um que estava no encontro”, conta Douglas.
O encontro também ficou marcado pelas saudades do companheiro e spotter veterano, João Tavares, falecido recentemente.
O grupo Spotters do Brasil informa que vai realizar outro evento ainda este ano, de modo que as pessoas que não puderam participar podem ter uma nova chance, até porque o o à cabeceira vai ser proibido a partir do final do ano. Na página do grupo no facebook foi criada uma enquete para os participantes escolham a melhor data.